Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

PROCON SC notifica Celesc por aumento na tarifa de energia


Desde sábado, 22, os catarinenses estão pagando mais caro pela energia consumida. De acordo com a Celesc, os custos de aquisição de energia, custos de transmissão e os encargos setoriais impactaram no valor do reajuste, itens que não são de gerência da distribuidora, o que justificaria o aumento de 8,14% para consumidores residenciais de baixa renda, rurais, iluminação pública e comércio. E de 7,67% para indústrias e comércios de grande porte, como shopping.

Sempre em busca de defender os direitos do consumidor, o PROCON SC notificou a concessionária nesta segunda-feira, 24, solicitando que suspenda o reajuste na tarifa de energia, levando em conta que todos passam por um momento delicado devido a pandemia do novo Coronavírus, que há cinco meses vem deteriorando a economia mundial.

“No caótico momento atual que vivemos, todo aumento tarifário deve ser considerado abusivo, já que a economia como um todo está drasticamente prejudicada”, afirma o diretor do órgão, Tiago Silva. 

O PROCON SC argumenta ainda que o Código de Defesa do Consumidor considera como abusiva práticas que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, que sejam incompatíveis com a boa fé ou que permitam ao fornecedor elevação do preço de maneira unilateral. 

No caso de descumprimento da notificação, a Celesc está sujeita a sanções administrativas, além de ser enquadrada pelo crime de desobediência.

Fonte: Procon

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS