Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Semana do Campo Limpo Coocam inicia nesta terça-feira, na filial de Curitibanos



No último dia 18 de agosto, todo o Brasil celebrou o Dia Nacional do Campo Limpo – uma data instituída no calendário brasileiro por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então muitas ações são realizadas em todas as regiões do país. São diversas maneiras de conscientizar os produtores rurais e a sociedade, sobre o destino correto das embalagens de defensivos químicos e os cuidados com o meio ambiente.

Anualmente a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), realiza a Semana do Campo Limpo nas filiais de Santa Catarina – localizadas nos municípios de Curitibanos e Lebon Régis e na filial do Rio Grande do Sul, em Barracão . A cooperativa auxilia os produtores para adotarem as práticas sustentáveis no campo. Na edição de 2020, devido a pandemia do coronavírus o calendário de recebimento foi ampliado, uma meneira de evitar aglomerações e manter os cuidados básicos recomendados pelos órgãos de saúde.

A Semana do Campo Limpo Coocam terá o seguinte calendário: Em Curitibanos, a Coocam receberá as embalagens nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Em Lebon Régis, o recebimento acontece entre os dias 31 de agosto até 02 de setembro. Na filial de Barracão a Coocam agendou os recebimentos para os dias 08, 09 e 10 de setembro.

Segundo a engenheira agrônoma da Coocam responsável pela mobilização, Kalinka Françoise, os resultados já atingidos tanto na região de atuação da Coocam, quanto no país, são excelentes. Ela observa que as três filiais da Coocam recolhem anualmente em torno de 10 mil toneladas de embalagens. Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), foram encaminhadas para reciclagem 94 de cada 100 embalagens recebidas, ou seja, 94% das embalagens plásticas primárias recebidas tiveram o destino correto, seja reciclagem ou incineração.

A engenheira agronoma lembra o quanto os produtores estão conscientes sobre o processo de devolução desses materiais utilizados no campo, além disso, a entrega é feita conforme o protocolo. “Os produtores estão realizando a tríplice lavagem e entregando as embalagens destampadas para facilitar o procedimento pós entrega”.

Todas as embalagens recebidas passam por uma triagem, depois são compactadas e em seguida irão para o destino final. O material recebido pela Coocam é levado para a Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam).

O Sistema Campo Limpo é referência mundial. Desde 2002 já destinou corretamente mais de 575 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS