Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Abertura Nacional do Plantio da Soja será em Campos Novos em 30 de setembro

 


A Abertura Nacional do Plantio da Soja é um dos eventos mais aguardados pelos produtores e na safra 2021/2022 não vai ser diferente. Aliás, tem tudo para ser ainda maior, já que o Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, está completando dez temporadas e fará da transmissão um grande acontecimento multiplataforma, com transmissão ao vivo na TV, no site e nas redes sociais.


Este ano, Campos Novos, em Santa Catarina, foi a cidade escolhida para abrigar a ocasião, que será realizada em 30 de setembro, na Fazenda São João, a partir das 9h. O público esperado será menor do que o das edições anteriores pela necessidade de distanciamento social por conta da pandemia de coronavírus, mas nem por isso a Abertura Nacional do Plantio da Soja deixará de ter o tradicional enfileiramento de plantadeiras. As máquinas vão a campo para a semeadura e para dar a largada em mais uma safra recorde.


Este ano, os temas discutidos pelas autoridades estaduais e nacionais presentes será Cooperativismo, Mercado e Reforma Tributária. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado de Santa Catarina (Aprosoja-SC), Alexandre Di Domenico, a estimativa é a de receber cerca de 400 pessoas no local. “Esperamos ter a presença do presidente da República, da ministra da Agricultura, de autoridades nacionais e estaduais ligadas ao agro e lideranças do setor. Os presidentes estaduais das 16 Aprosojas, assim como as diretorias e toda parte executiva da entidade também estarão presentes.”


De acordo com ele, a produção de soja no estado tem a peculiaridade de ser amparada por cooperativas e pelo uso do grão para abastecimento majoritariamente interno. “Santa Catarina é um grande consumidor de soja e de milho em função da agroindústria. Temos o maior rebanho de suínos e o segundo maior de frangos do país, além de sermos a quinta maior bacia leiteira do Brasil. Então, toda essa produção de proteína animal é à base de ração, feita com o farelo da soja e do milho”, explica.


No entanto, nem por isso a produção da região deixa de crescer. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que em dez safras, a área plantada de soja no estado aumentou 52%, partindo de 458,2 mil hectares para 696,3 mil hectares.


“No ano passado, nossa produção média ficou em torno de 3.800 quilos por hectare. Tivemos seca, problemas com estiagem e não foi uma safra recorde, mas já contamos com lavouras batendo 80 sacas por hectare”, conta.


Integração lavoura-pecuária

Para ele, o aumento de área em uma década, mesmo se tratando de um estado pequeno como Santa Catarina, se deve à abertura de novas regiões. “Onde tínhamos pastagem, virou lavoura. Essa é uma realidade que mostra esse crescimento, mas, ainda assim, é um estado onde é difícil ter incremento elevado porque não temos mais áreas para crescer porque nosso litoral é muito extenso. Temos soja apenas na Região do Meio-Oeste, Região Serrana e Planalto Norte. Campos Novos, onde acontecerá a Abertura Nacional do Plantio da Soja, é o maior produtor de soja do estado de Santa Catarina.”

De acordo com Domenico, o forte cooperativismo em Santa Catarina é uma das grandes ferramentas que fizeram com que o produtor aumentasse a produção e a capacidade de gerir seus negócios.

Para a safra 2021/2022, que terá a largada na Abertura Nacional do Plantio da Soja, a Aprosoja-SC estima uma produção de cerca de 2,5 milhões de toneladas.


Fonte: Canal Rural


Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS