Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR

Proposta torna obrigatória a presença de tradutor de Libras em sala de aula

 


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1690/15, do deputado Hélio Leite (DEM-PA), que torna obrigatória a presença de tradutor e intérprete de Libras nas salas de aula dos ensinos básico e superior para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. A proposta acrescenta a exigência à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96).

 

Pelo texto, o profissional deverá atuar também no apoio à acessibilidade em atividades extraescolares e nos processos seletivos para cursos oferecidos pela instituição de ensino.

 

O projeto determina ainda que o tradutor de libras seja contratado por meio de concurso público de provas ou de provas e títulos.

 

Hélio Leite argumenta que a medida pretende garantir o direito constitucional ao ensino de qualidade para todos. “Não podemos dizer que estamos prestando educação a uma pessoa surda, se a colocamos em uma sala de aula na qual o professor não fala a sua língua (Libras), nem há a presença de alguém que possa lhe servir de intérprete”, diz.

 

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Onde Aprender LIBRAS

A YBR Cursos Campos Novos está com matrículas abertas para TURMA NOVA do Curso de LIBRAS. Os interessados podem entrar em contato através do whatsapp 49 35442837 ou na Rua Cel. Pedro Carlos, 885, Centro. As vagas são limitadas e o curso é NA PRÁTICA.



Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS