Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

TJ determina indenização de R$ 50 mil, do Hospital Dr José Athanázio para gestante, cujo bebê morreu no ventre

 


A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu provimento ao recurso de uma gestante residente na cidade de Campos Novos, que concebeu seu bebê já sem vida, por, segundo entendeu o Tribunal de Justiça, não ter tido diagnóstico de descolamento prematuro da placenta, no tempo necessário.

A gestante deverá receber indenização de R$ 50 mil , por parte da Fundação Hospitalar Dr José Athanázio, que administra o hospital e pelo município.

A gestante, grávida de 40 semanas, foi ao hospital da cidade de Campos Novos três vezes com relatos de dores abdominais, sangramentos e perda de líquidos, mas segundo a denúncia, em todas as vezes, acabou liberada sem ter realizado qualquer exame.

Os médicos plantonistas que a atenderam alegaram que ela ainda não estava em trabalho de parto, daí a sua constante liberação, diz a denúncia levada ao Tribunal de Justiça.

Na quarta oportunidade em que se dirigiu ao hospital, com as mesmas queixas, um exame de toque notou a urgência de uma cesariana. Contudo, ao auscultar o bebê, constataram que a frequência cardíaca estava muito abaixo da média para a 40ª semana de gravidez e que já quase não se ouvia os batimentos do feto.

Realizada a cesárea foi constatado o descolamento de placenta e registrado a condição de natimorto do bebê.

Em 1º grau, a ação havia sido julgada improcedente.  A gestante então, recorreu ao Tribunal de Justiça, e obteve êxito na apelação.

Na decisão do recurso julgado pelo Tribunal de Justiça, de forma unânime, o desembargador Luiz Fernando Boller, diz o seguinte:

“Cuida-se de óbito intrauterino de feto, em decorrência da ausência de diagnóstico em tempo hábil, de descolamento prematuro de placenta, bem como, de injustificada espera para realização de cesárea, mesmo não sendo mais possível aferir os sinais vitais do bebê”, conclui.

O voto foi seguido de forma unânime pelos demais integrantes do Tribunal de Justiça.

O jornalismo fez contato com o diretor de operações do HJA, Rafael manfredini, que nos atendeu e disse que no período da tarde, após contato com o setor jurídico da Fundação, o hospital deverá se manifestar.

A morte do bebê ocorreu no mesmo período em que outros bebês, ainda não nascidos morreram em Campos Novos. A família ajuizou a ação, por entender que houve negligência. 


Via Rádio Cultura com informações do TJSC



Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS