Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Professoras utilizam Metodologia de Ensino Montessoriana que estimula a autonomia e a criatividade

 


 

Montessori é um método de educação que se baseia na atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeira colaborativa. Nas salas de aula que seguem o método montessori, as crianças fazem escolhas criativas visando ao aprendizado, enquanto o professor oferece atividades adequadas à idade para orientar o processo. As crianças trabalham em grupos e individualmente para descobrir e explorar o conhecimento do mundo e desenvolver seu potencial máximo.

 

Nesse sentido as professoras, Mara, Franciele e Pamela, com o apoio da direção do Centro Municipal de Ensino José Carlos Pisani e Secretaria Municipal de Educação utilizam do método nas práticas educacionais na unidade de ensino há três semanas e já apresenta bons resultados na prática. 

De acordo com as professoras, a ideia surgiu através de uma atividade com o painel sensorial, proposta pela professora de educação especial, Mara Cassiano, e incluiu toda a turma. “A atividade despertou em nós professoras a vontade de adaptar a sala, pois a educação do município está passando por um processo de transição. Vendo o interesse das crianças resolvemos começar a adaptar a sala à educação montessoriana”, comenta a professora Mara Cassiano. 

O projeto começou de forma gradativa com momentos de liberdade e autonômica colocando as crianças como protagonistas acordo com as professoras, a aceitação dos pais está sendo positiva. 

Conforme Franciele Rossi, mãe do pequeno Miguel as mudanças já são visíveis em casa. “Podemos perceber mais independência do Miguel em casa, a questão da fala está evoluindo, além do relacionamento e interação com os colegas. Com a mudança do layout da sala também proporcionou mais autonomia para o Miguel efetuar tarefas simples, porém essenciais como pegar um copo de água, por exemplo”, comenta Franciele. 

Já Gilmara Mocelin, mãe do pequeno Augusto relata que teve receio em mandar o filho para a escola devido aos desafios. “Com o início das aulas e novos professores, tivemos receio pela nova adaptação, porém com as novas temáticas e inovações pudemos  observar uma grande evolução do nosso filho, onde demonstrou mais tranquilidade  e interesse pelas coisas do dia-a-dia, além de aumentar a curiosidade iniciar as primeiras perguntas vindo de vontade própria, por exempli, ‘o que é isso’, e essa evolução foi graças  ao novo projeto e atenção das professoras envolvidas, pois teve mais acessibilidade, estímulos com as brincadeiras em sala de aula”, salienta Gilmara. 

O método montessori foi desenvolvido pela italiana Maria Montessori no início do século XX. A pedagogia montessoriana é um método centrado na criança, que envolve atividades conduzidas por crianças (chamadas de “trabalho”), salas de aula com crianças de várias idades e professores que incentivam a independência entre seus alunos. A Dra. Montessori acreditava que os alunos aprendem melhor quando estão escolhendo o que aprender e que a filosofia deve estar presente na sala de aula.

















Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS