Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Desafios para os próximos líderes de Campos Novos em 2021






Em 2021, teremos uma nova bancada na câmara de vereadores, com apenas três vereadores reeleitos e a primeira mulher eleita vereadora de Campos Novos nesse século.

Já no executivo, Zancanaro continuará na gestão como prefeito.

     Tendo isso em vista, fui estudar mais o cenário global e interno e tentar adaptá-lo ao nosso município. Então veja alguns problemas diretos e indiretos que o celeiro catarinense poderá sofrer nesses próximos quatro anos, os quais nossos governantes terão de tentar resolver:


MEIO AMBIENTE

     O nosso município é um exemplo no agronegócio para o estado de Santa Catarina, somos muito dependentes dos preços das commodities agrárias, além de estar dependente do mercado externo querendo consumir produtos brasileiros. Somos dependentes do clima e do ciclo da chuva, entre outras coisas que envolvem o agro, e isso pode afetar indiretamente o nosso município, observe alguns motivos:

Desmatamento: O Brasil nos últimos anos anda batendo recorde de desmatamento, com aumentos constantes desde 2008/2009, anos em que tivemos as menores taxas sobre desmatamentos. O desflorestamento intensivo prejudica o agronegócio de duas formas principais, a primeira é que, a retirada da cobertura vegetal prejudica a mudança climática, aumenta a temperatura da terra através do efeito estufa, o aumento da temperatura muda as correntes marítimas, mudando também o vento, fazendo com que nuvens não façam o seu antigo ciclo. Um exemplo que vemos hoje é que os ventos estão puxando as nuvens para o mar, fazendo que não chova nas lavouras. 

 Embargos comerciais: Hoje, o bloco que mais defende o meio ambiente é a UE (União Europeia), e por consequência, é possivelmente a nossa segunda maior compradora de commodities alimentícias, pendendo possivelmente apenas para a China. Com o aumento do desmatamento no Brasil, causado ora pelo desmatamento, ora pelo meio ambiente, pode fazer com que países e blocos que defendam o meio ambiente de forma ferrenha, venham a impor embargos comercias contra o Brasil, isso é uma espécie de calote, ou seja, eles aumentam o imposto de importação para produtos brasileiros, fazendo com que o produto de outros países seja mais atraente financeiramente, reduzindo o consumo de nossos produtos no mercado interno. 

 CRISE: A crise federal afeta diretamente os estados e os municípios, já que vivemos em um país onde o pacto federativo reserva quase que toda a organização de nossa sociedade em Brasília. Com isso, crises federais afetam mais diretamente os outros estados da federação. A volta da inflação e a perda de confiança no estado federal fazem com que os investidores estrangeiros tirem suas reservas do Brasil, acreditando que o país possa não ter capacidade de honrar seus compromissos, quando isso acontece, a nossa moeda se desvaloriza frente a outras moedas – já que essas moedas ficam mais escassas do que o Real. Também com menos capital estrangeiro no país, o poder de consumo das pessoas reduzem ao mercado interno e principalmente ao mercado externo. Com moedas estrangeiras mais cara – principalmente o dólar americano – produtos internacionais ou cotados em dólar sobem de valor, aumentando a inflação, afetando o município.

DESEMPREGO:

Campos Novos tem um índice de desemprego parecido com o índice federal, com uma média de 12% da população economicamente ativa procurando emprego nos últimos três meses, essa porcentagem é o dobro do índice estadual de Santa Catarina, que está com uma média de 6% da população economicamente ativa sem emprego.

Esse será um desafio relativamente grande para o nosso município, já que o desemprego alto pode afetar outras áreas, como a segurança pública e a linha da pobreza. 


     Como os nossos governantes municipais podem tentar reduzir esse índice?

   Comparando gráficos de institutos, podemos perceber que conforme mais livre é um país, mais rico ele é. No Brasil, os municípios não tem tanto poder quanto o estado federal, todavia, os vereadores podem aprovar e propor leis que deixem o município mais atrativo para os empreendedores gerarem empregos.

  Conheça as principais:

•   Lei de liberdade econômica.

A lei de liberdade econômica funciona como uma desburocratização, dispensando alvará para empresas de baixo risco e acelerando a abertura de uma empresa.

  Uma lei que acelera a abertura de empresas é o prazo máximo para a prefeitura liberar o alvará, por exemplo, se o legislativo aprovar uma lei para que o executivo libere o alvará de funcionamento em 24h, e o executivo não libere, o empreendedor ganha o alvará mesmo sem a aprovação. Evitando burocracias para 

Código de defesa do Empreendedor

Esse projeto tem como objetivo evitar que o empreendedor seja lesado pelo executivo com atrasos com algum pedido, sujeito a ressarcimento do tempo perdido ou pelos danos causados.

•   Revogação de leis.

O Brasil é uma maquina de fazer leis, atualmente temos mais de 12 milhões de leis juntando todos os poderes, isso é um desincentivo para o empreendedor que poderá ser multado por fiscais. A revogação de leis que não sejam realmente necessárias para o funcionamento da sociedade é um incentivo para empresários abrirem empresas ou fábricas dentro do nosso território.


     Agora veja o que um prefeito pode fazer para a redução do índice de desempregados:

- Plano diretor

O plano diretor é basicamente um plano de como o solo da nossa cidade será usada, como por exemplo, cuida das ruas, das calçadas e até mesmo da altura máxima de um edifício. 

Planos diretores mais restritivos – com mais burocracia para a construção – são um desincentivo a construção civil, que é o que mais gera emprego no curto prazo. Com menos burocracia no plano diretor, as construtoras encontram um incentivo para construir mais, gerando mais empregos e reduzindo o preço dos edifícios na hora de alugar e na hora de comprar.

-Redução de impostos

A redução de impostos incentiva a vinda de novas empresas de fora para o município, hoje os impostos municipais representam algo perto de 17% do total de impostos pago pelo cidadão. Porém, Campos Novos tem impostos fora da média do estado de Santa Catarina, o principal é o ISS que está em 5% em nosso município, a alíquota máxima permitida pela constituição.

Coluna escrita por Thomas Lanferdini

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS