Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Secretaria de Saúde alerta para risco de dengue em Campos Novos




Em 2018, Campos Novos registrou 38 focos do mosquito da dengue, a maioria deles encontrados no bairro Boa Vista e em bairros das redondezas como São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, Ernesto Zortéa e Nossa Senhora de Lurdes.

Já em 2019, houve uma redução de 17 focos em relação ao ano anterior, totalizando 21. Porém, apesar disso, o vetor se espalhou e atingiu uma área maior, contaminando os bairros Nossa Senhora de Lurdes, Boa Vista, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Bela Vista, São Sebastião, partes do Centro, Senhor Bom Jesus e Santo Antônio.  

Em 2020 foram detectados 21 focos, mesmo número em relação ao ano anterior. Até o momento, em 2021, existe um total de 3 focos.

 

A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.

As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado o uso de repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.

A Secretaria da Saúde e a Vigilância Sanitária atentam os munícipes para os cuidados básicos para a prevenção da dengue, que pode ser feita com práticas simples, tais como:

  • Manter reservatórios de água totalmente cobertos;
  • Uso de repelentes;
  • Não armazenar objetos que acumulem água parada, como pneus, vasos, garrafas plásticas.

 

Fonte: http://www.dengue.sc.gov.br/

Dados: Vigilância Sanitária de Campos Novos

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS