Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Covid-19: SC passa de 8 mil mortes e tem quase 390 pacientes à espera de UTI




Mais de 8 mil morreram em Santa Catarina com Covid-19 desde o início da pandemia. No total, 709.077 pessoas foram infectadas desde março de 2020. Os dados são do boletim desta segunda-feira (8) do governo do estado. O estado é o quinto do Brasil com mais casos confirmados, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em conta leitos gerais e os específicos para a Covid-19, está em 96,14%. Há 388 pacientes que aguardam transferência para leitos de UTI.

Segundo levantamento feito pelo G1, 71 pacientes da Covid-19 que estavam na lista para serem transferidos para um leito de UTI ou enfermaria especializado morreram de fevereiro até esta segunda em Santa Catarina.

 

No fim de semana, mesmo com as restrições decretadas pelo governo até a madrugada desta segunda, houve registro de aglomerações. Para o neurocientista Miguel Nicolelis, que acompanha a situação da pandemia em Santa Catarina desde 2020, é necessário restrições mais duras, além de vacinação intensa (veja no vídeo abaixo).

"Não vai ter efeito nenhum [restrição ao fim de semana], vamos continuar a ver pessoas em Santa Catarina tento que procurar hospitais e não encontrando lugares para ser atendidas", disse.

 

Separando apenas os leitos de UTI-Covid para adultos, a ocupação é de 99,53%, com quatro vagas para todo o estado. Porém, na prática, a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis.

Dos 1.608 leitos de UTI SUS em Santa Catarina, 1.546 estão ocupados, sendo 884 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

 

Municípios com óbitos por Covid-19:

  • Abdon Batista - 1
  • Brunópolis - 2
  • Campos Novos - 35
  • Celso Ramos - 2
  • Monte Carlo - 14
  • Vargem - 2
  • Zortéa - 7

 

Fonte: G1 SC

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS