Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Violência contra a mulher é tema de palestra na Câmara de Vereadores de Campos Novos

 



“Violência contra a mulher” foi tema de palestra da psicóloga e polícia civil Barbara Redante, proferida, na quinta-feira (13), para os servidores e vereadores de Câmara de Campos Novos. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Poder Legislativo Municipal.

Durante a palestras, os participantes, maioria servidoras do Legislativo, tiveram a oportunidade de saber mais sobre a Lei da Maria da Penha, que criou mecanismo para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como os cinco tipos de violência previstos nela que são a psicológica, moral, sexual, patrimonial e a física. O que mais impede a mulher de denunciar seu agressor é a dependência afetiva e não a financeira. Ela afirmou que a violência doméstica afeta todas as classes sociais comentou a psicóloga.

Barbara na oportunidade apresentou alguns números relacionados aos atendimentos realizados na DPCAMI em 2019 e 2020 referente a violência doméstica no município.

“Diariamente chega na delegacia, uma mulher vítima de violência doméstica para registrar um boletim de ocorrência. Em 2019 foram registrados 139 inquéritos policiais, e em 2020 foram 143 registrados. Muitos casos estavam relacionados em ameaças, injuria, lesão corporal, descumprimento de medidas protetivas e vias de fato”, explicou Barbara.


Barbara Redante também alertou sobre a importância da família, amigos e vizinhos ajudarem as mulheres vítimas de violência doméstica, porque o tempo em saber do fato e tomar a atitude de denunciar o agressor pode custar a vida da vítima. A pessoa pode ligar para a polícia pelo número 190 ou denunciar ligando para o número 180 sem se identificar. Com essas atitudes, nos primeiros sinais de violência, é possível reduzir os casos de feminicídio.

A próxima palestra da Procuradoria Especial da Mulher acontece na quinta-feira (20), às 15h30 com a presença do Capitão da Polícia Militar de Campos Novos, Marcelo Macedo e da  Sargento Katia Kunen Tragancin, que estará abordando o tema “Rede Catarina, que visa proteger as mulheres vítimas de violência”. A palestra ocorrerá nas dependências do auditório da Câmara e será transmitido na página do Facebook do Poder Legislativo.

Assessoria de Comunicação 

Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS