Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Vacina contra gripe inicia na quarta-feira (14) em Campos Novos



Nesta segunda-feira (12) começa a campanha de vacinação contra a gripe na maioria das cidades de Santa Catarina. O primeiro grupo que irá receber as doses envolve crianças, gestantes, puérperas e indígenas. A imunização irá ocorrer de forma escalonada, dividida em grupos e seguirá até 9 de julho.

A imunização contra o vírus da Influenza ocorre todo ano e, independente da vacina de Covid-19, deverá ocorrer normalmente para que se evite internações e mortes em decorrência de complicações da gripe. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

A recomendação é do intervalo entre as vacinas da Covid-19 e Influenza deve ser de, pelo menos, 14 dias. As pessoas que apresentarem sintomas como febre, dor no corpo e falta de ar, não podem ser vacinadas. Caso tenham testado positivo para o coronavírus, é necessário aguardar 30 dias sem apresentar sintomas para que a imunização seja aplicada.

Para se vacinar é preciso levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacina. Caso não tenha, uma nova será emitida. As gestantes precisam levar o cartão pré-natal. Não se esqueça de usar sua máscara de proteção e de manter o distanciamento mínimo de 1,5m das demais pessoas da fila.

 

Etapas da vacinação em SC

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde;

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Vacinação em Campos Novos

Segundo a Prefeitura de Campos Novos, as vacinas serão aplicadas a partir de quarta-feira (14) no município. Os locais de vacinação serão na Unidade Central de Saúde (PAM), e também nas unidades de saúdes dos bairros.

De acordo com a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Isabela Prato, a população deve ligar no 3541-0205 e realizar o agendamento da vacinação, para evitar aglomerações e garantir a segurança em saúde.


Contribuição: G1 SC


Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS