Header Ads Widget

ANUNCIO NOTICIAS SUPERIOR



 

Jovem despreparado ou mercado inadequado?

 


O mercado de trabalho atualmente é um desafio para o jovem brasileiro. Apesar de haver vagas disponíveis em diversas áreas, não há perfis que se encaixem nas mesmas. As exigências do mercado e a falta de qualificação dos profissionais são umas das causas do cenário de desemprego em nosso país. Seguindo o pensamento de Platão, o importante não é apenas viver, mas viver bem. Para isso, um trabalho digno é essencial.      

 

Partindo dessa premissa, é possível perceber que o problema não está na falta de oportunidade e sim na escassez de jovens aptos à assumir os cargos. A realidade da educação pública deficitária provoca, além de diversos outros problemas, o afastamento da grande parcela menos favorecida do mercado de trabalho. Paralelo a isso, aqueles que têm melhores condições conseguem alcançar uma formação de qualidade e dominam nesse cenário, tornando-o cada vez mais competitivo.    

 

Quer um exemplo? INFORMÁTICA PARA TRABALHO. Anne Cordier, pesquisadora em ciências da informação e comunicação, afirma que a geração atual já nasce em um contexto digital e com isso temos a tendência a pensar que eles terão bastante domínio de computadores e smartphones, mas a especialista explica que na verdade os jovens não possuem domínio básico de coisas simples, como Word, Excel e até mesmo comandos básicos como Crtl+C e Crtl+V.      

 

E qual é a solução para estas situações? Preparo... consciência de que PREPARO EXTRA ESCOLA REGULAR é sua parte do processo e é de responsabilidade unicamente do jovem e que ela precisa estar em dia. Formações, cursos, aprendizado contínuo HOJE são obrigações para então aproveitar as oportunidades que já existem e para que o jovem possa no futuro ter seu tão sonhado emprego digno.



Postar um comentário

0 Comentários

ANUNCIO RODAPÉ NOTICIAS